O consórcio formado pelo escritório internacional Henning Larsen, o escritório australiano Architectus e a consultoria global Arup foi selecionado para realizar o projeto que transformará o Canberra Theater Center em um espaço vibrante e inclusivo. O projeto contará com consultas públicas para garantir que o Distrito Cívico e Cultural de Canberra se torne um espaço acolhedor tanto para artistas quanto para o público geral. Vencedora de um concurso, a proposta inclui estudos preliminares que mostram um novo edifício de teatro que será acrescentado ao distrito, além da renovação do Courtyard Studio, do Canberra Theater e The Playhouse.
De acordo com os arquitetos, o ponto de partida para o projeto foi a experiência do público e dos artistas, visando transformar o Canberra Theater Center em um destino nacional e internacional. Todas as intervenções visam honrar e refletir a história e o caráter da paisagem, criando um centro cultural para a comunidade, com seu patrimônio diversificado e expressões artísticas.
A equipe descreve o projeto como uma oportunidade para contar histórias por meio da arquitetura, uma "oportunidade para o projeto entrelaçar as narrativas deste lugar na cidade, estabelecendo um centro transparente, conectado e convidativo", nas palavras de Hannah Slater, da Arup. Para refletir isso, o novo teatro de 2.000 lugares apresenta um tratamento de fachada arrojado com referências aos marcos de Canberra.
Artigo Relacionado
O Museu de Artes e Ciência da Austrália revela o vencedor do concurso de design Powerhouse UltimoAbordaremos o processo de concepção através da lente do público e dos artistas. Continuaremos a trabalhar de dentro para fora para criar um teatro nacional com reputação internacional. Também trabalharemos de fora para dentro para criar um teatro enraizado na cidade e na paisagem, que ocupe seu lugar no contexto do conjunto de edifícios de cultura e arte nacionais de Canberra, que traga vitalidade ao Distrito Cívico e Cultural de Camberra. - Dr. Stephen Long, Diretor do Architectus e Líder do Setor Público
Recentemente, a Henning Larsen foi anunciada como uma das finalistas do Concurso da Ópera do Futuro em Düsseldorf, com o objetivo de criar uma nova instituição cultural na cidade. Da mesma forma, o escritório de arquitetura e design australiano Architectus também foi selecionado como parte da equipe vencedora para projetar e revitalizar o Powerhouse Ultimo, um museu contemporâneo em Sydney. A equipe vencedora é composta por Durbach Block Jaggers Architects, Tyrrell Studio, Youssofzay + Hart, Akira Isogawa, Yerrabingin, Finding Infinity e Arup, juntamente com a Architectus. A Arup está atualmente colaborando com a Foster + Partners para desenvolver uma série de estações para a primeira seção de 171 milhas do Trem de Alta Velocidade da Califórnia.